Glossário Maromba – Dicionário da Musculação

Cansado de ouvir palavras e gírias na academia e não entender nada? então seja bem vindo ao Glossário Maromba e resolva isso agora mesmo.

Todos | # A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z | Enviar um Nome
Existem atualmente 60 nomes neste diretório
Abs
Abreviação para músculos do abdômen.

Ácido Lático
Substância liberada no decorrer da prática de atividades físicas,  à medida que, vai aumentando, aumenta consigo esse ácido nos músculos elevando a fadiga e o cansaço.

ADE
Trata-se de medicamento de uso veterinário, de custo baixo e de fácil acesso. É um composto das vitaminas ADE, e surgiu no Brasil como alternativa para o Synthol e outros óleos utilizados no exterior. Esses óleos são utilizados por muitos erroneamente na tentativa de conseguir músculos rápidos. Porém ele não aumenta músculos nem promove aumento de força, o que acontece é apenas um "inchaço" no local da aplicação pois como essas vitaminas não são solúveis em água e as quantidades injetadas geralmente são bem grande o organismo não consegue absorver e isola aquele corpo estranho, provocando inchaço no local. Infecções, abcessos, embolia e necrose do membro levando até mesmo a amputação são alguns dos riscos e relatos apontados com essa prática. O ADE também Chamado de Localizada

Aeróbico
Tipo de exercício de longa duração que utiliza o oxigênio na geração de energia dos músculos. Envolve grande quantidade de grupos musculares. Estimula o sistema cardiorrespiratório e vascular. Andar, correr, pedalar e dançar são alguns exemplos.

AES
Anabolic Steroids ou Esteroides Anabolizantes, também chamados de Esteroides Androgênicos Anabólicos (EAA ou AAS - do inglês Anabolic Androgenic Steroids) ou popularmente conhecidos como Anabolizantes. Os AES são drogas sintéticas derivadas do hormônio masculino  testosterona e são conhecidos principalmente por proporcionar hipertrofia muscular (aumento dos músculos). As formas mais comuns de administração é oral e injetável. Inicialmente desenvolvidos para fins médicos como aumentar massa muscular em aidéticos e outras finalidades, seus efeitos rapidamente se espalharam e passaram a ser utilizados com outras finalidades tanto por atletas dos mais diversos esportes, quanto por frequentadores de academias. Eles possuem diversas combinações de propriedades androgênicas e anabólicas e muitas vezes são usados em conjunto para potencializar os resultados, o que também ampliar as possibilidades de complicações.

Agonista
Músculo Agonista é aquele que participa ativamente na execução de um determinado movimento é o músculo principal. Ex: em uma rosca direta o agonista é o bíceps

Aminoácidos
São pequenas moléculas responsáveis pela estruturação das proteínas, que é um Macronutriente essencial para o corpo humano. Eles auxiliam na recuperação, crescimento e desenvolvimento do tecido muscular. Existem dois tipos de aminoácidos os não essenciais que nosso próprio organismo produz e os essenciais que necessitam serem supridos através da alimentação principalmente de produtos de origem animal como carne, ovos, leite e seus derivados. Os Essenciais são: triptofano, valina, fenilalanina, treonina, lisina, isoleucina, leucina, histidina e metionina. Já os Não Essenciais são: Ácido Aspártico, Ácido Glutâmico, Alanina, Arginina, Asparagina, Cisteína, Glicina, Glutamina, Prolina, Serina, Tirosina.

Anabolismo
Processo onde a partir de moléculas menores são construídos moléculas maiores. Anabolismo Muscular é um exemplo disso onde a partir de aminoácidos são "construídos" músculos maiores  e mais fortes, desde que obedecidos as demais variáveis.

Anaeróbico
Tipo de exercício de curta duração e alta intensidade e que não depende do oxigênio para obtenção de energia. Corridas de cem metros rasos, saltos, arremesso de peso, assim como exercícios de força ou resistidos como a musculação, são alguns exemplos

Antagonista
Músculo Antagonista é aquele que é contrário a execução de determinado movimento, na da rosca direta por exemplo, enquanto o agonista é o bíceps, o antagonista é o tríceps.

Antioxidantes
Compostos pequenos que auxiliam na redução da oxidação do tecido no corpo e ajudam no controle dos radicais livres e seus efeitos negativos.

Assimetria
Refere-se a diferença de formato ou tamanho do músculo esquerdo em relação ao direto ou vice-versa

Atrofia
Redução de tecidos musculares e órgãos

BF
Do Inglês Body Fat ou Gordura corporal. Ele mede qual o percentual da sua massa corporal é de gordura. Ex: se alguém tem BF de 20%, isso significa que 20% de massa corporal dessa pessoa é gordura.

Bíceps
Músculo do "Braço" que basicamente é constituído de dois músculos: o bíceps cabeça longa e o bíceps cabeça curta. Ele é responsável pela flexão de cotovelo e flexão do ombro transversalmente. Indiretamente ele também é constituído de outros músculos que situam-se entre ele e o tríceps(músculo localizado na parte de trás do bíceps)

BodyBuilding
Refere-se a prática de Fisiculturismo. É um esporte onde o objetivo é aumentar a massa muscular. Em competições são avaliados a quantidade de massa muscular, a vascularização, densidade muscular alem de BF baixo entre outros critérios.

Bolar
Também conhecido como ciclar. É o ato de utilizar Esteroides Anabolizantes.

Bulk
Fase onde se tem por objetivo aumentar o peso corporal, com isso aumenta-se a quantidade de calorias consumidas, nessa fase ganha-se volume muscular, mas perde-se qualidade (definição) pois parte dos ganhos advém de gordura. Também é chamado de Bulking e fase OFF.

Bulking
Fase onde se tem por objetivo aumentar o peso corporal, com isso aumenta-se a quantidade de calorias consumidas, nessa fase ganha-se volume muscular, mas perde-se qualidade (definição) pois parte dos ganhos advém de gordura. Também é chamado de Bulk e fase OFF.

Carboidrato
É um Macronutriente que tem como função principal o fornecimento de energia para nosso organismo, cada grama de carboidratos fornece 4kcal. Algumas fontes são: macarrão, pães, batatas, mandioca, grão de bico, lentilha, farinhas, arroz, frutas, mel leite entre outras. Os carboidratos também são conhecidos como açucares. Já Fizemos um post detalhando melhor sobre os Macronutrientes, confira aqui.

Catabolismo
Refere-se ao processo metabólico que "quebra" substâncias complexas em mais simples, com o intuito de obtenção de energia. Na prática de musculação, por exemplo, para execução dos movimentos o organismo quebra as proteínas dos músculos para obtenção de energia, por isso a necessidade de alimentação adequada para repor e reconstruir o músculo maior e mais forte (Hipertrofia)

Ciclar
É o ato de fazer um Ciclo que é a prática de uso de Anabolizantes por um período determinado de tempo.

Ciclo
Dá se o nome de ciclo a prática de uso de Anabolizantes por um período determinado de tempo.

Concêntrica
Fase do movimento onde o peso é levantado. Também chamada de fase positiva, nessa fase há a contração do músculo.

Cortisol
Hormônio regulador do sistema imunológico, é um hormônio catabólico que é liberado em situações de estresse mental e físico. Ele tem um papel importante pois alerta que algo está errado no organismo, porém em excesso limita os ganhas e causa diversos transtornos.

Cut
Fase destinada a definição muscular (perda de gordura). Aqui ajusta-se a rotina para a queima de gordural corporal buscando-se a definição muscular, o volume diminui, porém os músculos ficam mais desenhados e definidos. Também Chamado Cutting e fase ON.

Cutting
Fase destinada a definição muscular (perda de gordura). Aqui ajusta-se a rotina para a queima de gordural corporal buscando-se a definição muscular, o volume diminui, porém os músculos ficam mais desenhados e definidos. Também Chamado Cut e fase ON.

Definição Muscular
Tornar visível o contorno dos grupos musculares, deixando-os mais desenhados e bem marcado, trincado, sarado.

Diuréticos
Ervas, Drogas e Substâncias que promovem a retirada de água do corpo. Água, Café, Chá Verde são alguns exemplos.

DropSet
É uma técnica avançada de treinamento que consiste na realização de um movimento até a falha muscular, em seguida reduz cerca de 20% da carga e faz mais uma sequência de exercícios até falha novamente, depois reduz novamente a carga e realiza o movimento até a falha, e repete até que o objetivo do treinamento seja atingido.

Dumbbel
Halter em Português

ECA
É uma combinação de Efedrina, Cafeína e Aspirina. É considerada a combinação mais poderosa que existe para a queima de gordura nos dias atuais, porém seus riscos são igualmente poderosos.

Ectomorfo
É um biotipo que dentre as principais características estão : corpo alto e magro, dificuldades no ganho de peso, pernas e braços longos, baixo percentual de gordura, postura curvada, estrutura óssea leve, metabolismo muito acelerado. Já fizemos um post detalhando os Biotipos, confira aqui.

Endomorfo
Biotipo que tem como principais características: Alto percentual de gordura, facilidade no ganho de peso, especialmente gordura na região da barriga, baixa definição muscular. metabolismo lento, braços e pernas curtos. Já fizemos um post detalhando os Biotipos, confira aqui.

Estrogênio
Principal hormônio feminino

Excêntrica
Fase de descida do exercício. Também chamada de fase negativa, nessa fase há o relaxamento do músculo.

Falha
Ponto em que o músculo está tão fatigado que literalmente ele falha em não conseguir realizar mais nenhuma repetição.

Frutose
Principal açúcar encontrado nas frutas.

Giant Set
União de vários exercícios onde são executados com pouco ou nenhum descanso entre eles.

Glicemia
Glicemia é a concentração de glicose no sangue

Glicose
A Glicose é um carboidrato considerado uma das principais fontes de energia dos organismos vivos.

HDL
Do Inglês High Density Lipoproteins, que significa Lipoproteínas de alta densidade. O HDL é conhecido como o "bom colesterol", pois ele é capaz de remover o colesterol "ruim" que se aloja nas artérias.

Hiperglicemia
A Hiperglicemia é o excesso de glicose no sangue que normalmente afeta pessoas que sofrem de diabetes.

Hipertrofia
Hipertrofia no conceito geral diz respeito ao crescimento de algo na musculação é utilizado para descrever o processo de crescimento dos músculos que se dá através de estímulos via musculação e reestruturação através da alimentação e sono.

Hormônios
Hormônios são substâncias químicas produzidas pelo corpo humano através do sistema endócrino ou por neurônios especializados. Desempenham diversas funções no corpo humano como crescimento, reprodução, processos metabólicos entre outros. No Homem o principal hormônio é a Testosterona, na mulher é o Estrogênio.

IFBB
IFBB é a sigla em inglês para Federação Internacional de Fisiculturistas(International Federation of Bodybuilders). Fundada em 1946 ela tem por objetivo dividir os atletas entre amadores e profissionais.

IG
IG é a sigla para Índice Glicêmico que é um fator que classifica os carboidratos de acordo com a velocidade que o mesmo se transforma em açúcar no sangue, possuindo forte ligação com a Glicemia, que é o nível de açúcar no sangue. Quanto maior o IG, mas rápido o carboidrato se converte em açúcar, aumentando assim a glicemia.

Índice Glicêmico
Índice Glicêmico (IG) é um fator que classifica os carboidratos de acordo com a velocidade que o mesmo se transforma em açúcar no sangue possuindo forte ligação com a Glicemia que é o nível de açúcar no sangue. Quanto maior o IG, mas rápido o carboidrato se converte em açúcar, aumentando assim a glicemia.

Insulina
A Insulina é o hormônio responsável pela redução da taxa de glicose no sangue (Glicemia) ao promover o ingresso de glicose nas células. Também desempenha papel importante na síntese de proteínas armazenamento de gorduras (lipídeos) e no consumo de carboidrato.

Intensidade
Em exercícios com pesos Intensidade refere-se ao grau de esforço empregado por uma pessoa na execução de um movimento.

Jejum
Jejum é a restrição de ingestão de alimentos por determinado período. Há estilos de vidas que pregam o Jejum Intermitente onde podem ficar sem ingerir nenhuma caloria por até 24 horas para os usuários mais avançados.

LDL
LDL significa Lipoproteína de Baixa Densidade do inglês Low Density Lipoprotein, também conhecido como "colesterol ruim", ele carrega o colesterol do fígado e de outros locais para as artérias, que em grande quantidade formam trombos e pode levar a Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infartos.

Mesomorfo
Mesomorfo é um Tipo Físico que possui como caraterísticas o corpo atlético, peso e altura equivalentes, boa postura, ganha músculos facilmente, ombros largos e boa estrutura óssea. Já fizemos um post detalhando os Biotipos, confira aqui.

Metabolismo
Metabolismo é o nome dado ao conjunto de transformações, num organismo vivo, pelas quais passam as substâncias que o constituem: reações de síntese (anabolismo) e reações de desassimilação (catabolismo) que liberam energia.

Mr. Olympia
Mr. Olympia é considerada a maior competição de fisiculturismo do mundo, criada em meados de 1965 em Nova York por Joe Weider. Os maiores vencedores dessa competição foram: Lee Haney (1984 a 1991) e Ronnie Coleman (1998 a 2005) com 8 vitórias cada, seguidos de Arnold Schwarzenegger (1970 a 1975 e 1980) e Phil Heath (2011 a 2017) com 7 vitórias cada, e com 6 vitórias está Dorian Yates (1992 a 1997)  seguido de Jay Cutler com 4 vitórias (2006-2007-2009-2010).

No Pain, No Gain
No Pain, No Gain é uma frase que significa Sem Dor, Sem Ganhos. Na musculação simboliza que sem sacrifício, sem as dores do treino pesado, não há ganhos.

Over Training
Over Training é uma condição causada normalmente pelo excesso de atividade física sem o descanso necessário para a recuperação muscular. Dos mais variados efeitos por ele causado está o catabolismo que é a perca de massa muscular. Falta de descanso e alimentação adequada também pode contribuir para o Over Training.

Pegada Pronada
Pegada Pronada é quando se utiliza pronação na realização de um movimento. Na pronação há a rotação do antebraço de modo que a palma da mão fique para baixo ou para trás e as costas da mão (dorso) fique para cima ou para frente.

Pegada Supinada
Pegada Supinada é quando se utiliza supinação na realização de um movimento. Na Supinação há a rotação do antebraço de modo que a palma da mão fique para cima ou para frente.

Proteína
A Proteína é um macronutriente e é composto por aminoácidos sendo essenciais para o reparo e crescimento do corpo. Cada grama de proteína contém 4 calorias. Após a ingestão as proteínas são quebradas dentro do nosso organismos para a obtenção dos aminoácidos que o corpo é capaz de absorver. Já Fizemos um post detalhando melhor sobre os Macronutrientes, confira aqui.


Enviar um Nome