Fala galera, quanto tempo não apareço por aqui né?
Pois é, quase um ano se passou desde a última postagem.
Como falei no último post, zerei todas as contas, investimentos e tudo mais, para fazer o intercâmbio na Irlanda.
Aí juntou a correria da organização da viagem com a falta de conteúdo, soma-se a isso a preguiça e falta de motivação.
As vezes até queria escrever, mas sentia que não ia agregar muito para vocês ai deixava quieto, e nisso foi aí quase um ano.
Situação Atual
Atualmente ainda estou na Irlanda com a minha esposa, finalizei o primeiro curso de 6 meses e agora estou finalizando minhas férias de 2 meses.
Vou renovar meu visto por mais 8 meses e depois disso vou ver o que fazer.
Senti uma melhoria significativa no inglês, em relação ao que tinha antes (quase nada), mas ainda sinto que não é suficiente para conseguir um trampo na minha área.
Estou no nível Pré Intermediário (A2) que é considerado básico ainda.
Sobre o Intercâmbio
As vezes me pergunto se fiz a escolha certa, ao pegar tudo que construir ao longo de mais de 5 anos, para investir num intercâmbio.
Jogando baixo, como peguei o câmbio alto, foram mais de 100 mil reais.
Saí vendendo tudo que tinha, carro, terreno, contas que recebi das empresas, e me desfiz dos investimentos.
Mas gosto de olhar sempre pela ótica de se arrepender pelo que fiz, do que aquilo que não fiz.
As vezes o que me incomoda são as coisas que minha esposa abriu mão, ela já estava estabilizada no emprego dela, ganhando relativamente bem, e largou tudo para isso.
Na verdade ela quem incentivou tudo isso, mas motivada pelas minhas lamentações de estar perdendo oportunidades pela falta do Inglês.
Agora sinto que toda a responsabilidade está sob meus ombros, para aprender o idioma e conseguir um trabalho para aumentar significativamente minha renda, e talvez de certa forma compensar o que ela abriu mão.
Sobre a Irlanda
Visão Geral
A Irlanda é um país bem legal, de maneira geral os Irlandeses são bem acolhedores e bem educados também, pedem desculpas por tudo.
Mas a inflação aqui bateu forte, em especial pela guerra na Ucrânia. A Energia Elétrica aqui está absurdo, motivo pelo qual o governo implementou auxílio para ajudar as famílias.
O Aluguel aqui é bizarro de caro, sem falar que quase não se acha.
Aqui é normal compartilhar casa, quarto e muitas vezes até cama e aluguel de sofá, em especial se você for estudante e estiver na capital ou nas maiores cidades.
É uma coisa não muito normal para nós Brasileiros que estamos acostumados a ter uma casa, não existe muito essa cultura de dividir casa, quiçá quarto, salvo algumas exceções.
O poder de compra daqui é muito bom, com um salário mínimo se não estiver nos grandes centros, dá para sobrevier, as vezes com certo “luxo”.
Porém se for solteiro terá que dividir casa, porque sozinho com um salário mínimo é quase impossível. Em casal, torna-se um pouco mais fácil.
Vida de Estudante de Intercâmbio
Para estudante a vida aqui é um pouco mais complicada, as escolas são caras, as aulas só podem ser pela manhã ou tarde, e você só é permitido trabalhar 20 horas por semana, isso simplesmente não dá nem pra o começo.
Nos grandes centros os empregadores não ligam muito para esse limite e dão mais horas para os estudantes, mas nas cidades menores não.
Aí muitos tem que se virar para arrumar dois, três ou mais empregos, muitos “cash in hand” que é em dinheiro e não pagamento em conta.
Muita vezes quem faz isso são indianos, chineses que pagam mais barato porque sabem que os estudantes precisam. Não são todos, alguns pagam certinho, mas no geral se aproveitam disso.
Burocracia
Você acha que o Brasil é burocrático? é porque não conhece a Irlanda, praticamente tudo aqui é via cartas.
Quando chega, precisa abrir conta no banco Irlandês pra transferir o dinheiro que precisa comprovar na Imigração, e receber caso arrume um emprego.
Você deve ir presencialmente no Banco e agenda um dia, na cidade do interior onde estou varia de 1 a 2 semanas.
Depois vai no banco, leva os documentos baixa o aplicativo e tudo certo né?
Não é bem assim. Agora você precisa esperar um código que vai ser enviado via carta no seu endereço em até 7 dias.
Chegou agora vai né? Não dessa vez, depois de chegar você precisa validar esse código no seu aplicativo para depois eles a senha do seu cartão físico.
Ok, mas depois é só usar, certo? Errado, vai ter que esperar o envio do cartão físico agora, só depois dessa novela toda é que você poder usar o seu cartão, e transferir os recursos para o Banco.
Só nisso ai vai de 1 mês a 2 dependendo de onde esteja.
Quando a gente vai para o visto e conseguir emprego fica pior ainda.
Você tem 90 dias para ir na Imigração para solicitar o visto de estudos, porque você entra como turista aqui.
Então, depois que entra, você deve agendar um horário na imigração, levar os documentos e a comprovação financeira, que deve estar em um banco Irlandês, aquele que falei acima de pode demorar de 1 a 2 meses.
Os horários na imigração demora de 2 a 3 meses, e aí começa a ficar complicado, porque uma vez que você não tem o seu visto você é um turista e não pode trabalhar, tem que esperar o visto.
Aí você fica 3 meses sem trabalhar, gastando muito, e no dia que vai na imigração tem que comprovar que tem o dinheiro suficiente para se manter, mas você já está há 3 meses sem trabalhar, gastando o dinheiro que trouxe, como comprovar ?
Aí você acha que acabou, conseguiu o visto agora é só trabalhar né?
Infelizmente não, para trabalhar você também precisa do PPSN, é um mix de CPF e CTPS do Brasil.
Mas para solicitar o PPS você deve dar um motivo para isso, e um deles, o principal talvez é o trabalho.
Então se você conseguiu um trabalho você solicitar uma carta do empregador para você aplicar para o seu PPS.
Mas e como vou conseguir trabalho se preciso do PPS para isso? Eis a grande questão.
Com isso você entra num loop complicado. Precisa de um trabalho para pedir o PPS, mas ninguém quer te contratar se não tem o PPS.
O lado bom
Mas aqui não tem só lado ruim, como falei acima, o pode de compra é muito bom, qualidade de vida é relativa, principalmente se for estudante.
Eles são amigáveis e receptivos, de maneira geral.
A segurança é muito boa, com alguns problemas em alguns locais, mas geralmente é ok.
Existem outros pontos bons e ruins que posso ir detalhando depois, para o post não fica muito grande.
Investimentos
Depois de passado esse turbilhão de coisas, estou voltando a aportar novamente.
Como ainda estou trabalhando para o Brasil e agora minha esposa conseguiu trabalho, não preciso mais trazer a minha renda.
Com isso estou aportando quase tudo o que ganho no Brasil, tirando uma pequena parte para pagar algumas contas que ainda ficaram para trás.
Já conseguiu fazer dois aportes que somados dão algo em torno de 10 mil reais.
Estou com a meta de aportar 60 mil esse ano, é bem arrojada, mas se tudo correr bem, creio que consigo alcançar.
Principalmente porque estou com alguns freelas previstos, e se der tudo certo, ajudarão demais.
Vou tentar voltar com a rotina de fazer pelo menos o fechamento mensal e ir detalhando sobre as metas e tudo mais
Conclusão
Então galera esse foi um resumão da minha vida atualmente, se quiserem que abordo algum assunto em específico, só falar nos comentários.
Aos poucos vou tentar voltar a postar aqui no Blog, principalmente porque um dos motivos que me fez criar ele foi mostrar para as pessoas que é possível atingir a independência financeira mesmo ganhando pouco.
Mas a grande chave é você ir se desenvolvendo e buscando melhorar sua renda para aportar cada vez mais e isso só foi possível a partir do momento que iniciei nos investimentos e passei a consumir assuntos sobre.
Ainda estou bem longe da minha independência, mas sinto que estou no caminho.
Minha mente se expandiu, adquiri novos conhecimentos, valores que nunca sonhei em ganhar, hoje estou ganhando, mas tudo começou com os pequenos aportes lá atrás.
Desde que criei o blog já se foram 6 anos. Demorei cerca de 5 para atingir 40 mil reais . E depois de zerar toda a posição, estou estimando ultrapassar 50% disso em apenas um ano.
Esse é o poder de investir em você, no conhecimento, e sair da posição de vítima que reclama de tudo e assumir as rédeas da sua vida.
Depois que entendi isso, as coisas foram mudando para mim, e gostaria que mudassem para vocês também.
Não vale apena ficar brigando por centavos, olhando apenas lucratividade quando se tem pouco dinheiro para investir.
O foco deve ser o aporte e o tempo. Comece cedo, aportando o que dá, se desenvolva e vá melhorando os aportes.
Fala maromba
Que bom estar de volta,
Tá trabalhando com o que ai ? E qual o plano ? Conseguir visto permanente ?
Abraço
IU
Fala IU, tudo bem?
Não estou trabalhando aqui não, somente minha esposa. Eu ainda estou trabalhando para o Brasil e pegando alguns freelances pro Brasil também.
Ainda estou como estudante, a ideia é tentar aplicar em alguma vaga por aqui, quando o inglês der uma melhorada e ver se consigo pegar o visto permanente.
Se não der certo isso, volto pro Brasil e tento aplicar para vagas internacionais, pra ganhar em outra moeda morando no Brasil.
Abraços
Maromba Investidor
Já acompanho seu blog faz um tempo… Que bom que voltou.
“Mas gosto de olhar sempre pela ótica de se arrepender pelo que fiz, do que aquilo que não fiz.”
Concordo plenamente. Pois se você não faz, fica imaginando pro resto da vida como teria sido. Pois toda experiência é válida e ajuda acumular bagagem (lições da vida).
Ainda, também tenho um blog que comecei faz pouco tempo, onde pretendo compartilhar meu desenvolvimento pessoal e, inclusive, meu progresso financeiro.
Poderia me dar uma força me adicionando na sua lista de blogs, por favor:
https://larevoluciondelosbichos.blogs.sapo.pt/
LRDLB (sapo.pt)
E posso te adicionar na minha lista?
Sucesso aí na Irlanda.
Fala LRDLB tudo? demorei tanto a responder que seu blog nem existe mais, desculpe por isso.
Se ainda está acompanhado, não desista, a jornada muitas vezes é tortuosa, mas siga em em frente que aos poucos as coisas vão acontecendo.
Abraços,
Maromba Investidor
Muito legal ler sua experiência, Maromba.
Realmente quando começamos a investir em nós mesmos, as coisas começam a melhorar com menos tempo. Muitos investidores com muito dinheiro recomendam o investimento em desenvolvimento pessoal antes de qualquer coisa, afim de trabalhar o lado emocional, o mindset, para preparar o investidor para essas coisinhas que atrapalham quem está começando.
Abraços!
Eu gosto muito dessa abordagem, e demorei muito a entender isso, mas depois que entendi e fui aplicando as coisas vão melhorando. Sei que muitas vezes isso não é possível para muitas pessoas, mas aquelas que o podem fazer com certeza irão colher os frutos disso.
Abraços,
Maromba Investidor
Cara, muito bom te ver aqui de novo, sempre acompanhei o seu blog e esta na minha abas de favoritos.
Sei que já falou um pouco sobre como faz o seu fechamento mensal, mas se puder atualizar isso seria ótimo, gosto muito do jeito que você fazia, mas quando tentei fazer igual, fiquei perdidinho, rs.
boa sorte, cara, pode ter certeza que vou esta acompanhando.
Fala Anon,
Valeu, Obrigado. Estou tentando voltar a publicar novamente mas tá difícil, não tem muito sobre o que falar, ai vou sempre postergando.
Então eu usava o Power BI, até tentei melhorar o sistema, mas estava tomando muito meu tempo aí larguei de lado.
Abraços,
Maromba Investidor