Eu voltei (de novo 😅) – Com Excelentes Novidades

Fala galera tudo certo por aí?

Voltei de novo para atualizar vocês sobre o meu status atual.

Até pensei em escrever antes, mas buscava conteúdo sobre o que falar e não encontrava nenhum, aí ia sempre empurrando com a barriga e nisso se passou mais de 6 meses desde o último post.

- Maromba Investidor

Sobre o Intercâmbio

Como falei no post anterior, eu renovei meu visto de estudo para mais 8 meses (6 de estudo e 2 de férias).

O primeiro curso eu terminei no nível A2 que é o Pré Intermediário, é considerando nível básico ainda.

Dai para o novo curso fiz um teste de nivelamento e já inicie em fevereiro no nível Intermediário (B1).

Fiquei nesse nível cerca de 5 meses, aprendi muita coisa, melhorei bastante o inglês em comparação ao que eu sabia antes (nada), mas ainda não era essas coisas de outro mundo não.

Depois disso, fui pro nível Upper Intermediate, B2, mas fiquei lá somente cerca de 1 mês e aí finalizei meu curso.

Visto de Trabalho

Quando iniciei meu segundo curso, já estava decidido a aplicar massivamente para vagas de emprego na minha área, mesmo o inglês deixando a desejar.

Então em meados de março comecei a aplicar para vagas, seguir pessoas, assistir podcast e vídeos de quem conseguiu o visto de trabalho por aqui.

Contratei uma consultoria (Brasileira) também para me ajudar com o linkedim e o currículo e ajudar nesse processo de conseguir um emprego.

Isso ajudou muito, pois ela me deu um norte e várias dicas de como seguir, principalmente do que falar e como se portar quando questionado sobre o visto que eu iria precisar.

Entretanto o que me fez desencanar de vez e ficar mais confiante, foi após uma entrevista com uma empresa da Espanha, e perceber que o inglês deles era pior que o meu.

Isso me fez parar de se cobrar demais, e ganhar mais confiança para aplicar e parar de ter medo de entrevista.

Apliquei para centenas de vagas (de 300 a 500) recebi alguns retornos, mas a grande maioria parava no visto.

O processo nem é tão difícil, mas é desconhecido por muitas empresas, então eles preferem nem seguir, mesmo que estejam precisam de mão de obra.

Sem falar que aqui, você também pode aplicar por conta própria, só precisa de um contrato e algumas informações da empresa.

As coisas não iam muito bem e eu estava quase desistindo, quando finalmente recebi um retorno de uma empresa para uma entrevista online, isso em meados de abril.

Deu tudo certo na entrevista online, depois de cerca de uma semana fui chamado para uma entrevista pessoalmente com o gestor e outra pessoa técnica.

A entrevista foi legal, senti que dei umas escorregadas no inglês não conseguindo me expressar direito, mas como mostrei meu portfólio pra eles, senti que ganhei pontos extras, uma vez que demonstrei que sabia fazer.

Depois de alguns dias de angustia esperando uma resposta recebo uma ligação do RH com uma oferta de emprego, isso foi em meados de Maio.

O próximo passo foi a aplicação do visto, mesmo eu dizendo que poderia aplicar por conta, a empresa achou melhor eles aplicaram, porque já conheciam o processo.

Num primeiro momento eu iria começar a trabalhar em Julho, mas o meu visto foi aplicado no começo de Junho, e no final do mês recebemos o retorno com a recusa do mesmo.

Em Julho a empresa fez uma apelação argumentanto sobre a concessão do visto.

A apelação deu certo e quase no final de Julho minha permissão de trabalho foi concedida.

Eu inicie no emprego em Setembro, tiver que mudar de cidade porque é presencial, apesar de que agora estou em regime híbrido trabalhando dois dias em casa.

Investimentos

A meta que tinha estipulado em fevereiro de chegar ao final do ano com 60 mil se concretizou.

Na verdade em Junho eu já tinha atingido a meta, com um total de R$ 74.000 Investidos.

Como não sabíamos que rumo nova vida tomaria, então decidi manter boa parte da grana em CDB com liquidez diária, para caso de necessidade imediata.

Depois de junho não fiz mais aportes, mesmo ainda mantendo alguns freelancers no Brasil.

Peguei esse dinheiro dos freelancers para ajudar alguns parentes no Brasil.

Atualmente meus investimentos são quase R$ 80 mil. Maior parte em renda fixa (CDB).

Estou pensando no que fazer sobre isso, porque a Irlanda não tem acordo de não bi tributação com o Brasil, então eu deveria declarar meus rendimentos lá, mas isso implicaria em pagar imposto novamente, sendo que já to pagando aqui, e que não é muito barato não.

Até pensei na saída definitiva, mas ter que abrir uma conta de não residente, pagar altas taxas, não me anima muito não.

Sem falar que como faço alguns freelas, tenho um MEI para emissão de nota, e não residente não pode ser MEI.

Vou pesquisar melhor sobre isso, mas se alguém tiver alguma recomendação fique a vontade pra falar nos comentários.

Conclusão

A nossa vida aqui deu uma reviravolta muito grande, consegui um emprego muito bom, salário excelente considerando que é meu primeiro emprego aqui.

Vejo pessoas demorando entre 3 e 5 anos para conseguir algo na área, e tem pessoas que demoram cerca de 10 anos, então está excelente para nos que com um pouco mais de 1 ano, conseguimos.

O clima aqui é o que mais pega, acomodação aqui também tá bem complicado, muito díficil de achar e muito cara, mas o poder de compra é excelente, o acesso que você tem as coisas é sensacional, mesmo ganhando pouco.

Os Irlandeses são pessoas amigáveis e gentis, e te ajudam mesmo que você não consiga se expressar muito bem.

É claro há excessões, não é um país perfeito, até porque nenhum é, mas vamos ficando por aqui e vamos ver no vai que dá.

5 1 vote
Classificação artigo
Inscreva-se
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostando do Conteúdo? Então deixe um Comentário!x