Guia básico: Tudo que você precisa saber antes de investir em ações

* Por Investidor 10

Você também é daqueles que acredita que investir em ações é um privilégio único e exclusivo dos milionários e grandes empresários? Se sim, é muito importante que você comece a mudar de opinião quanto antes.

Com a Taxa Selic em sua mínima histórica, a renda fixa já deixou, faz algum tempo de ser a melhor opção para o investidor. Muitos investidores por sinal, a chamam de “perda fixa” e perder dinheiro certamente não é o seu objetivo.

Com a renda fixa em baixa, o número de investidores na renda variável vem crescendo em larga escala nos últimos meses.

Grande parte dos investidores estão deixando a renda fixa e migrando para a renda variável e para ajudar você a também tomar esse caminho, montamos um verdadeiro guia básico para que você comece a investir em ações e o melhor, com segurança!

Como funciona o mercado de ações? O que são ações?

Antes de falarmos sobre o funcionamento do mercado de ações é muito importante que você entenda o conceito das ações. Afinal, conhecer muito bem o tipo de investimento é um dos primeiros passos para quem pretende investir.

Podemos dizer, que ações são basicamente pequenas frações ou fatias de uma empresa, distribuídas no mercado e adquirida por interessados, os investidores, que no mercado de ações, também são conhecidos como acionistas.

Os acionistas são pessoas que investem capital nas empresas, ajudando-as a crescer e expandir os seus negócios com o objetivo de receber retornos no futuro. Retornos, que por sua vez podem chegar por dois caminhos distintos, maximizando os ganhos, são eles:

O caminho da valorização: No mercado de ações, os papéis, ou seja, as ações das empresas, podem subir (valorizar) ou cair (desvalorizar), de acordo com aspectos de mercado, governança da própria empresa e resultados.

Quando essas ações sobem, ou seja, valorizam o investidor aumenta o seu patrimônio, sendo esse um dos caminhos para se ganhar dinheiro com ações.

O caminho dos dividendos: O segundo caminho, é o dos dividendos, pois além de ganhar dinheiro com uma possível valorização da empresa no mercado, os investidores também garantem uma fatia de participação nos lucros da empresa.

Fatia essa, que aqui no Brasil, é de no mínimo 25% dos lucros auferidos pelas empresas no seu balanço patrimonial. Cada investidor recebe uma fatia da distribuição de lucros, proporcional ao tamanho do seu investimento.

Para começar a ganhar com a valorização ou com dividendos, tudo o que você precisa é iniciar no mercado de ações.

No entanto, antes de mostrar a você como fazer isso, é importante destacar outros pontos sobre o assunto. Afinal, investir em ações requer muito estudo e dedicação com o objetivo de minimizar perdas e maximizar ganhos, tornando seus investimentos mais seguros.

Já, com relação ao funcionamento do mercado de ações, não há muito mistério. A Bolsa de Valores, nada mais é do que um mercado que permite a compra e a venda de ações por investidores. Sendo o seu segredo básico, um princípio comum no nosso dia a dia em relação a qualquer negócio, gerar lucros, ou seja, comprar barato e vender mais caro!

No mercado de ações você investe nas empresas, comprando uma parcela do seu patrimônio e quando desejar pode vender essa parcela a outros investidores, preferencialmente com lucro!

Quais as principais vantagens do investimento em ações?

investir em ações - Maromba Investidor
Principais vantagens do investimento em ações – Foto: Freepik

Confira algumas das principais vantagens relacionadas ao investimento em ações:

  • Boa liquidez, após a venda a liquidação das ações, ou seja, o depósito na sua conta ocorre em 2 dias úteis;
  • Possibilidade de se tornar sócio e investir nas maiores empresas do mercado;
  • Ganhos acima da média;
  • Ganhos por valorização e participação nos lucros;
  • Independência financeira;
  • Isenção de IR sobre os lucros inferiores a R$ 20 mil mensais.

Ações ordinárias e ações preferenciais

Agora que você já sabe o que são ações, é importante que você conheça o conceito de ações ordinárias e preferenciais. Afinal, ao começar a investir em ações, você perceberá que algumas empresas possuem mais de uma ação no mercado. Vamos entender a razão para isso.

Ações ordinárias (ON): As ações ordinárias são aquelas que garantem ao investidor a participação e o direito a voto nas decisões da empresa. As ações ordinárias terminam com o número 3, como por exemplo VALE3.

Esse tipo de ação é mais vantajosa para grandes investidores, que por movimentarem grandes valores no mercado conseguem fatias significativas de uma mesma empresa.

Ações preferenciais (PN): Por sua vez, as ações preferenciais, são aquelas com terminação em 4, como por exemplo BBDC4, o acionista que possui esse tipo de ação, não tem direito a voto nas decisões das empresas, mas em contrapartida, possui preferência no recebimento de dividendos sobre os lucros.

Units: Por fim, temos ainda os Units, que são as ações com terminação em 11, como por exemplo, SANB11. Essas ações são, na verdade, uma mescla de ações ordinárias e preferenciais. Uma espécie de combo!

Principais riscos do investimento em ações

investir em ações - Maromba Investidor
Principais riscos do mercado de ações – Foto: Freepik

Os riscos do mercado de ações estão entre os principais motivos para o desenvolvimento de uma certa resistência de novos investidores em relação à entrada nesse mercado de investimentos.

Isso porque, as ações são investimentos da renda variável, ou seja, elas podem valorizar ou se desvalorizar, gerar excelentes ganhos, mas também algumas perdas no caso de decisões equivocadas.

No entanto, felizmente existem meios para reduzir significativamente os riscos de perdas no mercado de ações, um desses meios é o estudo e o acompanhamento das movimentações de mercado e de técnicas como a análise técnica e a análise fundamentalista.

Provavelmente você esperava que nesse tópico fosse apresentada uma interminável lista com os risco do investimento em ações, mas para a surpresa da grande maioria, basicamente existe apenas um risco do investimento em ações, a desvalorização significativa dos papéis, ou seja das ações da empresa na qual você está investindo.

No entanto, é possível se antecipar a desvalorizações acompanhando o noticiário, os fatores externos de mercado que podem influenciar a empresa em que você investe e as decisões da sua diretoria.

Além disso, é preciso destacar, que geralmente, as grandes e sólidas empresas da Bolsa de Valores costumam ter ganhos maiores com valorização do que perdas com a desvalorização.

Historicamente, as empresas bem administradas, se valorizam no longo prazo, mesmo que durante esse caminho, elas enfrentem alguns episódios de desvalorização.

Por sinal, os episódios de desvalorização costumam gerar os maiores erros de novos investidores na Bolsa de Valores.

Isso porque, como estão acostumados com a valorização pequena mais constante oferecida na renda fixa, esses investidores acabam se assustando e vendendo suas ações no primeiro ciclo de desvalorização, perdendo dinheiro e vendo algum tempo depois essas mesmas ações valendo muito mais do que antes.

Investir em ações, requer disciplina, paciência, muito estudo e principalmente controle psicológico para atravessar momentos de perda, enquanto se aguarda os ganhos futuros.

Conhecendo a análise técnica e a análise fundamentalista

investir em ações - Maromba Investidor
Conhecendo a análise técnica e a análise fundamentalista – Foto: Freepik

Como citamos algumas vezes nesse conteúdo, o investimento em ações requer muito estudo para ser assertivo e gerar bons retornos para o investidor.

Sendo assim, com o passar dos anos, alguns métodos importantes de estudo relacionado ao mercado de ações foram desenvolvidos, sendo a análise técnica e a análise fundamentalista os dois métodos mais conhecidos, estudados e utilizados pelos investidores.

Os métodos de análise em ações reúnem métricas e indicadores que ajudam os investidores a tomarem decisões melhores em relação aos seus investimentos. 

Obviamente, esses métodos fazem parte de um conjunto, com isso, além de entender sobre os métodos de análise, é muito importante ficar atento a outros fatores importantes também já citados nesse conteúdo, como as políticas de administração e governança, assim como os fatores de mercado que podem influenciar nos resultados de cada empresa.

Vamos conhecer então cada um dos métodos de análise de ações?

Análise técnica

A análise técnica é um método de estudo matemático baseado em gráficos que permitem que o investidor analise o comportamento e a oscilação da cotação das ações ao longo do tempo.

Muito utilizado por traders (pessoas que visam o lucro ao especular a compra e venda de ações em um curto espaço de tempo), a análise técnica é um dos métodos existentes para estudo e análise de ações.

Análise fundamentalista

A análise fundamentalista, é o método de análise de ações mais utilizado pelos grandes investidores, dentre eles o investidor mais famoso e bem sucedido do mundo Warren Buffet.

Essa técnica, consiste no estudo detalhado dos principais indicadores e resultados das empresas listadas na Bolsa de Valores.

Indicadores, como P/L, VPA, ROE, Lucro Líquido e muitos outros, ajudam os investidores a entender a atual situação financeira das empresas, acompanhando a sua evolução, o seu valor de mercado e tirando suas próprias conclusões sobre as vantagens e desvantagens, assim como também o grau de risco e as possibilidades de retorno para cada ação.

Inegavelmente, esse é o método mais assertivo para análise de empresas na Bolsa de Valores, uma vez que a análise fundamentalista está alicerçada nos resultados e números do próprio negócio, ou seja, da própria empresa.

Vale destacar, que para ajudar o investidor nesse tipo de análise, existem sites gratuitos que oferecem ferramentas e indicadores fundamentalistas completos e que ajudam os investidores em suas tomadas de decisão.

É o caso do Investidor 10, um dos maiores sites para análise fundamentalista do país, você pode acessá-lo e entender mais sobre as ações fundamentalistas e seus indicadores, clicando aqui.

Como começar a investir em ações?

investir em ações - Maromba Investidor
Começando a investir em ações – Foto: Freepik

Agora que você já conhece os principais conceitos e técnicas de análise do mercado de ações, é hora de começar a entender de perto como funciona o investimento em ações. 

Investir em ações é muito simples, para isso, acesse o Home Broker do seu Banco ou crie uma conta em uma das Corretoras de investimentos do mercado.

Os Bancos e as Corretoras de investimentos, são as instituições autorizadas pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários, órgão que regula o mercado de ações e pelo Banco Central, a intermediar a compra e venda de ações.

Após escolher o Banco ou Corretora, abra a sua conta e tenha acesso ao Home Broker, plataforma que permitirá o envio de ordens de compra e venda de ações. 

No entanto, antes de escolher o melhor Banco ou corretora para investir, procure ouvir a opinião de investidores mais experientes e a reputação da Corretora ou do Banco em questão.

Tenha preferência também por instituições que não cobram taxas de corretagem ou tarifas para a compra e venda de ações, atualmente existem algumas boas opções no mercado.

Vale destacar, que nas corretoras e em grande parte dos Bancos, você conta com a possibilidade de solicitar a abertura da sua conta, por meios digitais, ou seja através de aplicativos ou sites na internet, sem com que você precise sair de casa.

Com a conta aberta, transfira o saldo, ou seja, os recursos que deseja investir para a sua conta de investimentos por meio de uma transferência para a sua conta de investimentos.

Logo após, já com saldo em conta, analise e estude muito as ações das principais empresas do mercado e escolha em quais investir.

 Lembre-se, como investidor você deve está atento às movimentações da empresa no mercado e aos seus resultados, com o objetivo de auferir bons lucros no médio e longo prazo.

Lembre-se também que em alguns momentos suas ações podem desvalorizar, mas na maioria dos casos e quando baseado em uma boa análise isso não será motivo para pânico. 

Tenha uma carteira diversificada e baseada nas maiores empresas do mercado e tenha maior segurança.

Por fim, quando desejar e após a valorização das suas ações, faça vendas com lucro, ou permaneça com elas e garanta bons dividendos! 

Com o tempo e muita dedicação, você tem grandes chances de se tornar um investidor de sucesso!

*Artigo escrito pelo Autor Convidado, Investidor 10 e não reflete a opinião do Maromba Investidor.

0 0 votos
Classificação artigo
Inscreva-se
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostando do Conteúdo? Então deixe um Comentário!x