Minha Estratégia de Investimentos e Alocação de Ativos [Visão Macro]

Fala galera, hoje quero compartilhar com vocês a minha estratégia de Investimentos de Alocação de Ativos.

Demorei bastante até chegar nesse formato e mais ainda para escrever sobre, mas tirei um período para descrever sobre isso com a finalidade de deixar mais em evidência e não ficar apenas na minha cabeça.

Com isso se torna muito mais fácil de cumprir.

Também espero que de alguma forma esse post possa lhe auxiliar na organização da sua carteira e definição da sua estratégia de investimento.

Vale salientar que isso não foi definido do dia para a noite, é resultado do conhecimento do meu perfil de investidor, da minha tolerância a riscos e de algumas análises que me guiaram para esse resultado.

Uma estratégia de investimentos deve ser ajustada e moldada conforme a sua necessidade considerando diversos fatores além dos que pontuei acima, por isso é de extrema importância que você não tenta replicar fielmente.

Mas sim absorver o que faz sentido da minha estratégia, avaliar e testar e com isso chegar em uma adaptada à sua realidade perfil de riscos e objetivos.

É importante ressaltar que tudo muda o tempo todo haja vista que estamos constantemente em aprendizado, com isso a minha estratégia atual pode mudar com o tempo, com isso vou manter essa página atualizada para refletir sempre a atualidade do meu pensamento.

Estratégias de Investimento e Alocação

Brasil

Vou manter 50% da meus investimentos no Brasil, pois é onde resido e acho relevante ter investimentos lastreados na moeda.

Destes 50% vou distribuir da seguinte forma:

  • 45% em Ações
  • 45% em FIIS
  • 10% em Poupança

Exterior

Os demais 50% vou dedicar a investir nos EUA, pois é o maior mercado do mundo e as opções que tem por lá suprem além da conta a minha necessidade.

Logo dos 50% que serão investidos nos Estados Unidos serão distribuídos entre duas subcategorias: Gestão Ativa e Gestão Passiva

Gestão Ativa

A Gestão Ativa engloba a escolha de Stocks e Reits, onde será dado o mesmo peso para cada classe, ou seja 50% para cada.

Gestão Passiva

Já a Passiva contempla a escolha de ETFs (Exchange Traded Funds) que nada mais são do que Fundos de Índices, ou seja replicam determinado índice de mercado.

Ao meu ver, no Brasil eles não valem apena, mas nos EUA sim.

Com isso Também distribuirei igualmente os ETFs de REITS e Stocks, dando peso de 50% para cada.

Alocação em Formato de Gráficos

- Maromba Investidor

Algumas Premissas Importantes

  1. Apontei acima a visão macro da minha estratégia, mas claro que dentro de cada classe de ativo também farei a diversificação, logo considero a diversificação uma premissa muito relevante, principalmente porque estou quase que 100% alocado em Renda Variável.
  2. Outro ponto importante ´é que não pretendo manter um ativo com peso maior que 5% da minha carteira total, me protegendo com isso da minha própria ignorância.
  3. Não dedicarei muito tempo para a manutenção da carteira, analisando nas minúcias tudo, pois o meu foco é no meu trabalho e desenvolvimento profissional e pessoal, logo vou procurar seguir a regra de Pareto, onde 80% dos resultados vem dos 20% dos esforços.
  4. Também pretendo alocar parte pequena na minha carteira para empresas mais arriscadas, mas ainda não defini um percentual e como terei um pouco de esforço para por em prática esse ano a minha estratégia, não julgo que vale o esforço de detalhar isso no momento, mas a medida que forem acontecendo vou pontuando aqui no blog.

Conclusão

Essa foi então a visão macro da minha Estratégia de Investimentos e de Alocação de Ativos, e como disse anteriormente, pretendo manter esse post sempre atual para refletir o meu racional na atualidade.

Talvez para alguns esteja muito arriscado, para outros nem tanto, ou pulverizado demais e etc, mas isso foi pensando levando em consideração meus planos para longo prazo, meu perfil de investidor e mais diversas variáveis.

Logo não é recomendado replicar o mesmo que estou fazendo pois como diz o Eduardo Cavalcante, cada um tem seus critérios, portanto identifique o que faz sentido pra você ajuste conforme a sua realidade e necessidade.

Gostaria muito de ouvir a sua opinião sobre essa estratégia, que tal colocar ai nos comentários? caso não queira se identificar os campos de nome e email não são obrigatórios, salientando que não modero comentários, todos são livres, peço apenas cuidado e educação na escrita.

Confira Minha Carteira:

Acesse minha carteira e veja de forma detalhada e interativa como está a distribuição dela e os ativos que a compõe. Clique aqui, ou no botão abaixo:

0 0 votos
Classificação artigo
Inscreva-se
Notificar-me de
guest

5 Comentários
O Mais Antigo
O Mais Novo O Mais Votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Emanuel

Bom dia Maromba!
Primeiramente, parabens pela iniciativa de seu blog. Tá show!!! Sempre vejo que possui uma planilha para lançamentos, que você obteve com o surfista. Uma pergunta, você teria essa tabela atualizada para que possa usar? Estou tendo muitos problemas com a entrada dos dados da tabela do Surfista, percebi que você contornou estes erros. Poderia disponibiliza-la, será de muita ajuda. Sucesso e muito obrigado!

Intendente Frugal

endosso o pedido

Intendente Frugal

Maravilha, meu amigo! Excelente post! Muito bacana voce demonstrar sua filosofia de investimento. Que possamos nos manter firmes na caminhada! hehehe

Retomei meus investimentos agora… após a compra do apartamento. A diferença é que descobriram minha identidade real, conforme meu penúltimo post… se voce quiser acessar, segue o link: 

http://www.intendentefrugal.com/2021/02/blog-post.html

Abração!

IF

5
0
Gostando do Conteúdo? Então deixe um Comentário!x